segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

ATIVIDADE COM O TEXTO “AVESTRUZ” de Mário Prata

Antes
- Fazer cópias do texto para os alunos;
- Levantamento dos conhecimentos prévios. Ex:
. Você sabe o que é um avestruz? Observar a descrição feita no texto e escolher a figura correta.
(    )
 (    )
(    )
  

Durante
- Em duplas, fazer a leitura do texto;
- Fazer levantamento das palavras desconhecidas; uso do dicionário;
- Fazer a leitura compartilhada.

Depois
- Questões de entendimento do texto:
a) Quem narra a história?
b) Que tipo de texto é esse? Narração, descrição ou um texto de opinião?
c) A que gênero pertence o texto Avestruz? Como você chegou a essa conclusão?
d) Onde reside o menino?
e) Qual o motivo da indignação da mãe quanto ao presente ofertado?
f) Quais as características da crônica?
g) Qual era a verdadeira intenção do garoto ao fazer esses pedidos?

Atividade Lúdica
Encontre as palavras do texto no caça-palavras abaixo:
B
S
I
L
O
P
Ó
N
A
I
R
O
L
F
D
B
U
A
N
B
A
C
V
G
J
L
O
I
D
N
B
T
J
L
B
X
O
P
S
A
B
B
I
C
O
E
D
N
A
R
G
V
D
E
U
S
N
A
C
F
O
E
C
O
E
S
C
U
V
B
S
V
F
H
K
L
G
R
T
I
M
A
D
Ã
O
C
O
S
E
N
H
O
R
V
I
L
A
T
D
L
I
E
G
J
L
R
B
S
S
V
U
L
C
A
N
O
N
A
V
H
N
P
D
I
R
E
T
O
T
S
B
A
L
A
V
O
K
M
B
O
Á
E
S
A
H
C
N
G
R
A
H
G
C
U
L
P
A
E
M
T
V
S
Z
C
I
S
M
O
U
B
V
E
H
R
G
R
D
N
J
E
E
C
C
V
G
F
G
S
Z
I
F
H
E
J
G
F
X
T
K
S
L
O
H
L
I
F
X
C
V
A
 H
R
G
D
G
O
F
O
R
U
C
Ç
G
R
E
Z
I
D
U
V
Í
D
A
B
O
N
E
C
A
S
F
O
T
O
N
G
A
D
O
V
N
J
R
E
A
F
T
H
K
L
R
E
G
D
Ó
E
T
J
S
E
B
M
N
K
L
T
E
G
O
Y
V
D
R
W
P
Q
R
A
M
A
H
C
Q
C
O
L
O
C
O
U
Q
D
G
V
O
S
B
M
E
Y
I
O
P
A
C
Z
U
O
P
A
E
R
T
Y
L
S
Ã
O
T
P
A
U
L
O
U
I
O
O
R
P
D
G
N
M
I
A
D
E
H
I
O
Z
E
A
E
G
J
L
Ç
I
E
Q
A
O
S
Í
A
R
A
P
G
H
K
K
G
M
W
R
J
A
E
V
I
T
A
R
E
T
U
I
D
C
A
S
A
E
W
B
O
S

AVESTRUZ – HIGIENÓPOLIS – GAROTO - SÃO PAULO –APARTAMENTO – FILHO - GRANDE – ABOMINÁVEL- FINO – CULPA- CASA- FILHOTES – PARAÍSO – FLORIANÓPOLIS – DEUS – CISMOU – CHAMAR – DIZER – ADÃO – SENHOR – CHEGAR – COLOCOU – EVITAR – SABIA - PESCOÇO


Estudo da Língua
Encontre os substantivos, adjetivos e verbos retirados do texto e coloque-os adequadamente  nas colunas abaixo:

Substantivos comuns
Substantivos próprios
adjetivos
verbos













































Produção escrita
. Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho,  mudando a descrição utilizada pelo autor Mário Prata pela descrição informativa. Observar qual das descrições deixou o texto mais interessante.

. Imagine que o animal de desejo do menino seja um leão. Seguindo o exemplo do autor, elabore um parágrafo argumentativo, convencendo o menino a mudar de opinião.


5 comentários:

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE PORTUGUÊS.
    PUBLICO ALVO- 9 Ano.
    Intertextualidade ciências, biologia e língua Portuguesa.
    Tempo de duração: ¨seis aulas.
    Texto: O primeiro Beijo




    -Iniciaremos a aula, os alunos estarão sentados em grupos de cinco, na sala de leitura da escola, com a ajuda da professora auxiliar iremos entregando uma cópia para cada aluno, onde faremos a leitura compartilhada com todos os presentes.
    -Após essa leitura, peço que grifem com um marca texto o trecho da historia: "-Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 10 calorias...”.
    -Trabalhar os advérbios dentro do texto, pedir que anotem no caderno. (2 aulas)
    -Apresentar clipes e imagens dos tipos de beijos, personagens clássicos, até os personagens dos dias atuais, os tipos de beijos ao longo das datas e dos séculos. Até aos dias atuais. (2 aulas)






    _Pedir aos alunos que durante a semana que estamos trabalhando esse assunto, retirem livros de romances (Romeu e Julieta, Iracema, Peri e Ceci, Capitu e Dom casmurro, Primo Basílio). Iremos fazer um simpósio sobre os livros no final do estudo.
    Tarefa de casa: Pedir para que pesquisem com seus familiares como eles se conheceram e como foi o primeiro beijo.
    Apresentarem em forma de relatos através da oralidade como era o namoro de décadas passadas e a atual. Abrir uma roda de debates e opinioes, sobre o beijo, os sentimentos etc.
    Apresentarem o efeito de sentido que provocou a leitura do texto e das pesquisas realizadas em casa, com os colegas, com a leitura do livro que estão lendo e com as aulas de ciências biológicas.
    Avaliação-
    Produção de texto, criação de uma crônica, com o Tema "O Beijo".
    Apresentação de um simpósio sobre a leitura feita e o título usado, os alunos poderão apresentar se em grupos.


    ResponderExcluir
  2. OS CLIPES E AS IMAGENS, O PROFESSOR PODERÁ ESCOLHER E PASSAR PARA OS ALUNOS DE ACORDO COM A REALIDADE SUA EM SALA DE AULA.

    ResponderExcluir
  3. Marilza, as atividades ficaram muito boas. Eu levei o texto para a sala de aula e pedi para ilustrá-lo.


    ResponderExcluir
  4. Oi, Nair. Estou feliz que tenha dado certo...Estava apreensiva..Obrigada pela ajuda...BJs

    ResponderExcluir
  5. Oi Marilza! Adorei o caça-palavras, o exercício sobre substantivos,adjetivos e verbos. Tenho certeza que os alunos também irão gostar.Parábens! Posso copiar?

    ResponderExcluir