ATIVIDADE COM O TEXTO “AVESTRUZ” de
Mário Prata
Antes
-
Fazer cópias do texto para os alunos;
-
Levantamento dos conhecimentos prévios. Ex:
.
Você sabe o que é um avestruz? Observar a descrição feita no texto e escolher a
figura correta.
( )( )
( )
Durante
- Em duplas, fazer a
leitura do texto;
- Fazer levantamento das
palavras desconhecidas; uso do dicionário;
- Fazer a leitura
compartilhada.
Depois
- Questões de
entendimento do texto:
a) Quem narra a
história?
b) Que tipo de texto
é esse? Narração, descrição ou um texto de opinião?
c) A que gênero
pertence o texto Avestruz? Como você chegou a essa conclusão?
d) Onde reside o
menino?
e) Qual o motivo
da indignação da mãe quanto ao presente ofertado?
f) Quais as
características da crônica?
g) Qual era a
verdadeira intenção do garoto ao fazer esses pedidos?
Atividade Lúdica
Encontre as palavras do
texto no caça-palavras abaixo:
B
|
S
|
I
|
L
|
O
|
P
|
Ó
|
N
|
A
|
I
|
R
|
O
|
L
|
F
|
D
|
B
|
U
|
A
|
N
|
B
|
A
|
C
|
V
|
G
|
J
|
L
|
O
|
I
|
D
|
N
|
B
|
T
|
J
|
L
|
B
|
X
|
O
|
P
|
S
|
A
|
B
|
B
|
I
|
C
|
O
|
E
|
D
|
N
|
A
|
R
|
G
|
V
|
D
|
E
|
U
|
S
|
N
|
A
|
C
|
F
|
O
|
E
|
C
|
O
|
E
|
S
|
C
|
U
|
V
|
B
|
S
|
V
|
F
|
H
|
K
|
L
|
G
|
R
|
T
|
I
|
M
|
A
|
D
|
Ã
|
O
|
C
|
O
|
S
|
E
|
N
|
H
|
O
|
R
|
V
|
I
|
L
|
A
|
T
|
D
|
L
|
I
|
E
|
G
|
J
|
L
|
R
|
B
|
S
|
S
|
V
|
U
|
L
|
C
|
A
|
N
|
O
|
N
|
A
|
V
|
H
|
N
|
P
|
D
|
I
|
R
|
E
|
T
|
O
|
T
|
S
|
B
|
A
|
L
|
A
|
V
|
O
|
K
|
M
|
B
|
O
|
Á
|
E
|
S
|
A
|
H
|
C
|
N
|
G
|
R
|
A
|
H
|
G
|
C
|
U
|
L
|
P
|
A
|
E
|
M
|
T
|
V
|
S
|
Z
|
C
|
I
|
S
|
M
|
O
|
U
|
B
|
V
|
E
|
H
|
R
|
G
|
R
|
D
|
N
|
J
|
E
|
E
|
C
|
C
|
V
|
G
|
F
|
G
|
S
|
Z
|
I
|
F
|
H
|
E
|
J
|
G
|
F
|
X
|
T
|
K
|
S
|
L
|
O
|
H
|
L
|
I
|
F
|
X
|
C
|
V
|
A
|
H
|
R
|
G
|
D
|
G
|
O
|
F
|
O
|
R
|
U
|
C
|
Ç
|
G
|
R
|
E
|
Z
|
I
|
D
|
U
|
V
|
Í
|
D
|
A
|
B
|
O
|
N
|
E
|
C
|
A
|
S
|
F
|
O
|
T
|
O
|
N
|
G
|
A
|
D
|
O
|
V
|
N
|
J
|
R
|
E
|
A
|
F
|
T
|
H
|
K
|
L
|
R
|
E
|
G
|
D
|
Ó
|
E
|
T
|
J
|
S
|
E
|
B
|
M
|
N
|
K
|
L
|
T
|
E
|
G
|
O
|
Y
|
V
|
D
|
R
|
W
|
P
|
Q
|
R
|
A
|
M
|
A
|
H
|
C
|
Q
|
C
|
O
|
L
|
O
|
C
|
O
|
U
|
Q
|
D
|
G
|
V
|
O
|
S
|
B
|
M
|
E
|
Y
|
I
|
O
|
P
|
A
|
C
|
Z
|
U
|
O
|
P
|
A
|
E
|
R
|
T
|
Y
|
L
|
S
|
Ã
|
O
|
T
|
P
|
A
|
U
|
L
|
O
|
U
|
I
|
O
|
O
|
R
|
P
|
D
|
G
|
N
|
M
|
I
|
A
|
D
|
E
|
H
|
I
|
O
|
Z
|
E
|
A
|
E
|
G
|
J
|
L
|
Ç
|
I
|
E
|
Q
|
A
|
O
|
S
|
Í
|
A
|
R
|
A
|
P
|
G
|
H
|
K
|
K
|
G
|
M
|
W
|
R
|
J
|
A
|
E
|
V
|
I
|
T
|
A
|
R
|
E
|
T
|
U
|
I
|
D
|
C
|
A
|
S
|
A
|
E
|
W
|
B
|
O
|
S
|
AVESTRUZ – HIGIENÓPOLIS – GAROTO - SÃO PAULO –APARTAMENTO
– FILHO - GRANDE – ABOMINÁVEL- FINO – CULPA- CASA- FILHOTES – PARAÍSO –
FLORIANÓPOLIS – DEUS – CISMOU – CHAMAR – DIZER – ADÃO – SENHOR – CHEGAR –
COLOCOU – EVITAR – SABIA - PESCOÇO
Estudo da Língua
Encontre os substantivos, adjetivos e
verbos retirados do texto e coloque-os adequadamente nas colunas abaixo:
|
Produção escrita
.
Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho, mudando a descrição utilizada pelo autor
Mário Prata pela descrição informativa. Observar qual das descrições deixou o
texto mais interessante.
.
Imagine que o animal de desejo do menino seja um leão. Seguindo o exemplo do
autor, elabore um parágrafo argumentativo, convencendo o menino a mudar de
opinião.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE PORTUGUÊS.
ResponderExcluirPUBLICO ALVO- 9 Ano.
Intertextualidade ciências, biologia e língua Portuguesa.
Tempo de duração: ¨seis aulas.
Texto: O primeiro Beijo
-Iniciaremos a aula, os alunos estarão sentados em grupos de cinco, na sala de leitura da escola, com a ajuda da professora auxiliar iremos entregando uma cópia para cada aluno, onde faremos a leitura compartilhada com todos os presentes.
-Após essa leitura, peço que grifem com um marca texto o trecho da historia: "-Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 10 calorias...”.
-Trabalhar os advérbios dentro do texto, pedir que anotem no caderno. (2 aulas)
-Apresentar clipes e imagens dos tipos de beijos, personagens clássicos, até os personagens dos dias atuais, os tipos de beijos ao longo das datas e dos séculos. Até aos dias atuais. (2 aulas)
_Pedir aos alunos que durante a semana que estamos trabalhando esse assunto, retirem livros de romances (Romeu e Julieta, Iracema, Peri e Ceci, Capitu e Dom casmurro, Primo Basílio). Iremos fazer um simpósio sobre os livros no final do estudo.
Tarefa de casa: Pedir para que pesquisem com seus familiares como eles se conheceram e como foi o primeiro beijo.
Apresentarem em forma de relatos através da oralidade como era o namoro de décadas passadas e a atual. Abrir uma roda de debates e opinioes, sobre o beijo, os sentimentos etc.
Apresentarem o efeito de sentido que provocou a leitura do texto e das pesquisas realizadas em casa, com os colegas, com a leitura do livro que estão lendo e com as aulas de ciências biológicas.
Avaliação-
Produção de texto, criação de uma crônica, com o Tema "O Beijo".
Apresentação de um simpósio sobre a leitura feita e o título usado, os alunos poderão apresentar se em grupos.
OS CLIPES E AS IMAGENS, O PROFESSOR PODERÁ ESCOLHER E PASSAR PARA OS ALUNOS DE ACORDO COM A REALIDADE SUA EM SALA DE AULA.
ResponderExcluirMarilza, as atividades ficaram muito boas. Eu levei o texto para a sala de aula e pedi para ilustrá-lo.
ResponderExcluirOi, Nair. Estou feliz que tenha dado certo...Estava apreensiva..Obrigada pela ajuda...BJs
ResponderExcluirOi Marilza! Adorei o caça-palavras, o exercício sobre substantivos,adjetivos e verbos. Tenho certeza que os alunos também irão gostar.Parábens! Posso copiar?
ResponderExcluir