quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimentos sobre leitura e escrita

Acho que me identifiquei muito com  três dos depoimentos que li: do Antonio Candido, JC Violla e Contardo Calligaris, pois trazem a profundidade e importância da leitura em nossas vidas.
Quando era criança, adorava ler, escrever em lousas (já brincava de escolinha e eu era a professora),  porém durante o “primário e ginásio” (atual Ensino Fundamental I e II) pouco se falava sobre o prazer da leitura. Cobrava-se determinados títulos em provas escritas, não me lembro de nenhuma professora conversar conosco sobre a história do livro, ouvir nossas opiniões. Era mais uma obrigação. O acesso aos livros também era muito difícil. Se não os encontrasse na biblioteca municipal, tínhamos que comprá-los, por isso só lia o que era cobrado pelos professores. Mesmo assim, adorava ler A Ilha Perdida, A Mina de Ouro, Coração de Vidro e outros. Fazíamos as redações com temas já sugeridos ou até obrigatórios e as correções se baseavam na gramática e erros ortográficos. A criatividade não era tão importante. Naquela época, eu gostava muito de escrever enquetes com minhas amigas e versos que criávamos nas horas vagas.  Era quando nos sentíamos livres para escrever, mesmo sabendo que nossos pais e professores não concordavam com essas brincadeiras que fazíamos e sempre procurávamos esconder deles.
Mas foi quando resolvi fazer Letras é que fui, aos poucos, descobrindo a mágica da leitura, através de Shakespeare, José de Alencar, Machado de Assis e outros autores. Hoje sei o quão maravilhoso é envolver-se numa história. Sua imaginação ultrapassa os limites da realidade. Como cita Contardo Calligaris “A literatura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade”Procuro transmitir esse prazer pela leitura aos meus filhos e meus alunos. É uma descoberta sem igual. Concordo com J.C Violla quando se refere à literatura: “Ela ajuda a concentração, me leva para dentro, me acalma e alimenta espiritualmente.”
Abraços a todos
Marilza
Sempre gostei de escrever, principalmente as redações que eram pedidas na escola...há muito tempo. Acredito que desde que fui alfabetizada, peguei gosto pela escrita e também sempre ouvi muitas histórias de meu avô quando era criança. Então, sempre que era solicitada a fazer alguma redação, lá vinham as histórias contadas pelo meu avô que eu passava para o papel.         Porém, uma produção escrita que marcou muito, aconteceu depois de adulta já na faculdade. Tínhamos que fazer um produção escrita sobre lembranças de nossas vidas, uma mistura de relato e crônica. E, essa produção aconteceu quando cursava minha segunda faculdade, depois de vinte anos da primeira...então, já estava mais vivida e saudosista. Em um primeiro momento pensei que seria difícil lembrar com detalhes da minha infância, porém, quando comecei a colocar no papel foram surgindo lembranças a muito tempo adormecidas e não conseguia parar de escrever, pois tive medo de não lembrar novamente depois de um tempo, queria ter tudo registrado para poder reler quando sentisse vontade. Foi uma experiência muito boa, minha produção ficou ótima e guardei uma cópia.  Já li várias vezes para meus alunos, com o objetivo de estimulá-los a escrever e compreender que a escrita e a leitura nos faz viajar e sermos pessoas melhores.
Beijos a todos!
Rosemara

A importância de leitura e escrita faz com que eu esteja sempre no passado, presente e futuro, pois as levamos para sempre em nossa vida
Através dos depoimentos lidos nos faz lembrar sempre a importância da leitura e escrita.
Quando criança tive sempre contato com livros, iniciei meus estudos muito cedo,sempre tive ótimas professoras que liam para os alunos,e cobravam através de avaliações, os livros que elas nos orientavam nas aulas tinha até campeonato de leitura, frequentar a biblioteca Municipal era o point da época,moro na conhecida cidade do livro, cidade de Orígenes Lessa´,então nossa biblioteca sempre teve um acervo muito bom, tive a oportunidade de ler muitos livros:clássicos infantis,contos,crônicas,poesias,amava Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa entre outros.
Quando optei por fazer faculdade de letras, foi por amor à leitura e escrita, na faculdade li muito também:Machado de Assis, Shakespeare, José de Alencar, Graciliano Ramos, Jorge Amado e muitos outros escritores.
A leitura nos leva a grandes viagens na imaginação,ler para nossos alunos é preciso,despertar o interesse neles pela leitura e a escrita, pois só escreve bem quem lê bastante, sempre digo isso em sala de aula.A leitura e a escrita são fundamentais na vida do ser humano. Abraços
Rosimeire


Tive contato com a leitura desde pequena, achava tão bonito as crianças irem para a escola e eu não podia ir. Então, meu pai teve que ir até à escola e conversar com a Diretora para que eu pudesse frequentar as aulas, pois não tinha idade. Para minha alegria a diretora concordou, mas somente como aluna ouvinte, sem matrícula. Assim tive contato com a leitura e escrita. Tive uma experiência que marcou minha vida, foi na 5ª série quando a professora pediu para a turma ler Cabra Das Rocas, não entendi nada, pois falava de drogas, mar e eu não tinha a menor ideia das duas coisas. Quando, já na faculdade peguei o mesmo livro para ler e realmente o conhecimento de mundo é muito importante para que as coisas tenham sentido. Isso serviu muito para a prática de leitura com meus alunos. A leitura é um momento de interação com os alunos onde podemos compartilhar momentos de nossas vidas mostrando a eles experiências positivas.
E não há dúvida de que a leitura transforma. O ato de ler é um processo de entendimento do mundo por meio da palavra, que é o instrumento de interação entre os homens. Portanto, a leitura no papel também é interativa.           A leitura do mundo, precede a leitura das palavras, mas é a conjugação de letras que dá significado às coisas que nos cercam. leitura crítica, que percebe a relação entre texto e contexto. Abraços.

Nair

11 comentários:

  1. A importância de leitura e escrita faz com que eu, esteja sempre no passado , presente e futuro, pois levamos elas para sempre em nossa vida.
    através dos depoimentos lidos nos faz lembrar sempre a importância da leitura e escrita.
    quando criança tive sempre contato com livros, iniciei meus estudos muito cedo,sempre tive ótimas professoras que liam para os alunos,e cobravam através de avaliações, os livros que elas nos orientava , nas aulas tinha até campeonato de leitura, frequentar a biblioteca Municipal,era o point da época,moro na conhecida cidade do livro, cidade de Orìgenes Lessa´,então nossa biblioteca sempre teve um acervo muito bom, tive a oportunidade de ler muitos livros:clássicos infantis,contos,crônicas,poesias,amava Vínicius de Moraes Fernando Pessoa entre outros.
    Quando optei em fazer faculdade de letras, foi por amor a leitura e escrita, na faculdade li muito também:Machado de Assis,skakespeare,José de Alencar,Graciliano Ramos,Jorge Amado e muitos outros escritores.
    A leitura nos leva a grandes viagens na imaginação,ler para nossos alunos é preciso,despertar o interesse neles pela leitura e a escrita pois só escreve bem quem lê bastante sempre digo isso em sala de aula.A leitura e a escrita são fundamentais na vida do ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade Rosimeire!!! A leitura realmente nos leva a grandes viagens. Nos transporta ao nosso passado, nos faz recordar de uma infância distante...é só saudades...
      Tenho certeza que todas nós, damos o nosso melhor ao nossos alunos, incentivando-os a gostar de ler.

      Excluir
  2. A importância da leitura é indiscutível. Sempre gostei de escrever, principalmente as redações que eram pedidas na escola...há muito tempo. Acredito que desde que fui alfabetizada, peguei gosto pela escrita e também sempre ouvi muitas histórias de meu avô quando era criança. Então, sempre que era solicitada a fazer alguma redação, lá vinham as histórias contadas pelo meu avô que eu passava para o papel. Porém, uma produção escrita que marcou muito, aconteceu depois de adulta já na faculdade. Tínhamos que fazer um produção escrita sobre lembranças de nossas vidas, uma mistura de relato e crônica. E, essa produção aconteceu quando cursava minha segunda faculdade, depois de vinte anos da primeira...então, já estava mais vivida e saudosista. Em um primeiro momento pensei que seria difícil lembrar com detalhes da minha infância, porém, quando comecei a colocar no papel foram surgindo lembranças a muito tempo adormecidas e não conseguia parar de escrever, pois tive medo de não lembrar novamente depois de um tempo, queria ter tudo registrado para poder reler quando sentisse vontade. Foi uma experiência muito boa, minha produção ficou ótima e guardei uma cópia. Já li várias vezes para meus alunos, com o objetivo de estimulá-los a escrever e compreender que a escrita e a leitura nos faz viajar e sermos pessoas melhores.
    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever redações sempre foi meu forte,como já em diversos depoimentos meus tive acesso a leitura bem cedo e sempre fui estimulada a escrever, tanto que no vestibular tirei nota máxima, na qual sempre tive a facilidade.
      Ler para nossos alunos é a ferramenta fundamental para que eles tome gosto pela leitura e escrita.Iniciei esse processo ano passado com 1 sala do CAE, hoje já estou tendo alguns resultados, apesar de ser uma luta diária e constante para formar leitores.

      Excluir
  3. Olá Marilza! Eu também gostava muito de brincar de escolinha quando era pequena, era a professora dos meus irmãos, achava uma profissão bonita e encantadora. Realizei o meu sonho, já leciono há vinte anos e gosto muito do que faço! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Vera. Apesar de tantos obstáculos, ainda há pessoas que amam o que fazem e tenho certeza de que você fica tão feliz quanto eu quando conseguimos realizar bem nosso trabalho. Parabéns...Beijos

      Excluir
  4. Parabéns ao grupo pelo Blog! Achei lindo esse fundo!

    ResponderExcluir
  5. Meninas como é bom recordar o nosso mundo de leitura e escrita. Quantas histórias e quantos momentos bons pudemos relembrar com esse projeto.Coisas que não temos, na correria do cotidiano para parar e pensar como chegamos até aqui. Foi uma luta, mas temos muito a agradecer. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Beijos, Nair. Realmente valeu a pena!!!Bjs

    ResponderExcluir
  7. Valeu mesmo a pena compartilhar esses momentos com vocês. e matar a saudades da Nair e Marilza que trabalhamos juntas beijoss a todas- Rosi

    ResponderExcluir